top of page

AMAN- ÁCIDO MANDÉLICO, ESTIRENO

O Estireno é um hidrocarboneto aromático monocíclico utilizado principalmente em indústrias de polímeros em que plástico, borrachas sintéticas e resinas são produzidas.

O Estireno provoca irritação na pele e em mucosas, apresenta neurotoxicidade central e periférica, além de ser hepatotóxico e carcinogênico.

O Etilbenzeno é um intermediário químico de alto valor comercial, utilizado extensivamente nas indústrias química, petroquímica e farmacêutica, em diferentes aplicações, tais como solvente na fabricação de tintas e vernizes e como precursor de diversos outros produtos.

O Etilbenzeno é encontrado naturalmente no alcatrão de carvão e no petróleo e é usado no processo de fabricação de Estireno. O Etilbenzeno e o Estireno liberados de polímeros e resinas podem provocar contaminação do ar ambiente e exposição por inalação. Uma vez absorvido, o Estireno é metabolizado até a formação de Ácido Mandélico e, então, Ácido Fenilglioxílico. Ácido Mandélico e Ácido Fenilglioxílico também são os metabólitos urinários principais na exposição ao Etilbenzeno.

De acordo com a última atualização da NR-7, a exposição a Estireno e a exposição a Etilbenzeno devem ser avaliadas pela soma dos Ácidos Mandélico e Fenilglioxílico na urina.

Fonte do Valor de Referência:

- BRASIL. Ministério do Trabalho. NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Quadro I (29 de dezembro de 1994), 2018.

Meio de coleta: Frasco estéril

Prazo de entrega: 5 dias úteis

©  2023 por Laboratório Sol Nascente. Todos os direitos reservados.

Av. Sol Nascente, 8 quadra 48, Sol e mar, São Luís - MA CEP: 65068-212

Tel: (98) 3233-5706

99974-9630

contato@laboratoriosolnascente.com.br

®Copyright
bottom of page