top of page

CD8- LINFÓCITOS T (CITOTÓXICOS) CD8

De acordo com as suas funções biológicas e expressão de moléculas na sua superfície celular, os linfócitos podem ser divididos em três classes, linfócitos T (LT), linfócitos B (LB) e natural killer (NK). Ainda, podemos subdividir os linfócitos T (CD3+) em dois grupos: linfócitos T helper (CD3+ CD4+) e linfócitos T citotóxicos ou supressores (CD3+ CD8+). A contagem dos linfócitos T helper (CD3+ CD4+) é extremamente útil na caracterização e monitoramento de algumas imunodeficiências e doenças autoimunes.

Os linfócitos T CD4 são específicos para a maioria das infecções oportunistas, como pneumonicistose, citomegalovírus e toxoplasmose. Na infecção pelo HIV há uma predileção por esta categoria. Os linfócitos T CD8 são citotóxicos, eliminando células infecciosas ou neoplásicas. Tem importante papel no controle de infecções, lisando células infectadas por vírus, protozoários e alguns fungos. A contagem de CD8 não prediz a evolução dos pacientes com SIDA. A contagem de CD4, juntamente com a avaliação clínica e a medida de carga viral plasmática, são parâmetros a serem considerados na decisão de iniciar ou modificar a terapia anti-retroviral na SIIDA. Quando utilizamos o CD4 e a carga viral para decisões de início ou mudança de terapia devemos considerá-los, idealmente, em duas ocasiões. Consideram-se significativas as reduções de CD4 maiores que 30% (valores absolutos) em relação a sua determinação prévia. Discordância entre os resultados da carga viral e do CD4 pode ocorrer em ate 20% dos pacientes. Fatores influenciam a contagem do CD4: variações analíticas, sazonais, diurnas (mais baixo às 12 horas e picos às 20 horas), doenças intercorrentes (modestas diminuições em infecções aguda e cirurgias) e corticóides (podem diminuir de forma expressiva sua contagem). Esplenectomia e co- infecção pelo HTLV-1 podem causar valores altos de CD4 apesar de supressão imune. Diminuição de CD4 também pode ser encontrada em outras situações que não a SIDA: tuberculose, hepatite B, citomegalovirose, toxoplasmose, criptococose e síndrome de linfocitopenia CD4 Idiopática. Os anticorpos anti-CD3 são úteis para sondar a região constante dos receptores de células T, os quais se expressam exclusivamente nos linfócitos T imunocompetentes, no monitoramento de imunodeficiência, doenças auto- imunes e nas leucemias e linfomas.

A determinação dos LT helper permite o monitoramento dos indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Pacientes HIV positivos tipicamente apresentam uma diminuição constante na contagem de LT helper acompanhada pelo avanço da doença.

Meio de coleta: Tubo com EDTA (roxo)

Prazo de entrega: 8 dias úteis

©  2023 por Laboratório Sol Nascente. Todos os direitos reservados.

Av. Sol Nascente, 8 quadra 48, Sol e mar, São Luís - MA CEP: 65068-212

Tel: (98) 3233-5706

99974-9630

contato@laboratoriosolnascente.com.br

®Copyright
bottom of page